6 dicas para otimizar a presença digital do seu negócio
otimizar a presença digital

Otimizando a presença digital do seu negócio com 6 dicas

Precisa atrair novos clientes? Descubra como com a ajuda de estratégias e ferramentas gratuitas de SEO local, pois elas ajudam a otimizar a presença digital do seu negócio. A internet ocupa cada vez mais espaço nas nossas vidas; então se acaso queira manter seu negócio ativo, é fundamental que domine técnicas de marketing digital. Entre elas, sobretudo, o SEO (Search Engine Optimization) tem papel crucial.

1. Promova o seu negócio ou página através do SEO local

O que é o SEO local?

O SEO local é um sistema de aprimoramento de páginas para fazer o seu site subir no ranking dos motores de busca. Quando pesquisamos algo na internet, queremos respostas rápidas. Por isso, temos a tendência de clicar nos primeiros links que vemos, ou nos títulos que melhor correspondem ao que procuramos. Portanto, é importante criar títulos apelativos e informativos para que os seus leitores passem a acessar o seu conteúdo.

Verifique se o título:

  • contém de forma concisa toda a informação que o artigo aborda;
  • não é grande demais (idealmente 60 caracteres);
  • contém palavras-chave relevantes;
  • passa uma mensagem credível.

Em resumo: Com a escolha apropriada de palavras-chave (keywords) os utilizadores chegam mais facilmente até você e fica mais fácil otimizar a sua presença digital.

2. Otimizando a presença digital com o uso correto de keywords

Como descobrir as palavras-chave apropriadas?

Através da ferramenta KeywordPlanner, descobrimos rapidamente quais as palavras que geram mais tráfego, pois são aquelas que têm maior volume de buscas. Com base nestas palavras, crie artigos interessantes, notícias locais relevantes e fale sobre eventos locais. Você estará levando tráfego orgânico para o site do seu negócio assim.

Como utilizar o KeywordPlanner?

Se já clicou no link, inicie sessão para experimentar.

Clique em “Descubra novas palavras-chave”. Então, digite palavras que estejam associadas ao seu negócio para otimizar a presença digital. Logo após, escolha o idioma e o local onde pretende pesquisar. Por exemplo, se pretende alcançar o público-alvo de Lisboa. Se este for o caso, selecione “Lisboa". Entretanto, se preferir que os resultados sejam a nível nacional, selecione Portugal.

Na tabela que irá surgir, clique em “Concorrência". Esta função irá ordenar os resultados em ordem decrescente ou crescente, pelo que poderá descobrir quais são as palavras que têm menor e maior volume de busca na região que selecionou.

Utilize as keywords para alcançar seu público alvo com mais eficiência.

Por exemplo: você é um empresário de um estabelecimento vegetariano. As palavras populares associadas à keyword “vegetariano” estão relacionadas à nutrição: proteína, B12 e vitaminas. São logo seguidas de cozinha vegetariana e alternativas vegetais à proteína animal. Assim descobrimos quais as maiores preocupações que a comunidade vegetariana tem.

A fim de otimizar suas páginas, aplique estas palavras no conteúdo que promove em suas páginas, empresarial ou de redes sociais. Semelhantemente, em sua página, pode disponibilizar a informação nutricional dos pratos que serve no restaurante, sob a descrição: “Cozinha vegetariana nutritiva e rica em proteína!" Só para exemplificar: nesta curta frase, utilizou 4 das keywords mais populares segundo a ferramenta KeywordPlanner, otimizando a sua presença digital.

Pesquise mais a fundo sobre as palavras-chave que os utilizadores da sua região mais procuram e experimente integrá-las no conteúdo da sua página. Ainda pegando o exemplo anterior, descobrimos que nas pesquisas locais da zona de Lisboa, as palavras “comida ao domicílio” geram entre 1000 a 10 000 buscas mensais na zona. No entanto, “comida delivery” apenas gera entre 10 a 100 buscas mensais. É uma enorme diferença! 

3. Marque o seu território com o Google My Business

O SEO local é especialmente importante se o seu negócio depende de um estabelecimento físico. Neste cenário, jogue com a geolocalização a seu favor utilizando a ferramenta gratuita Google My Business.

Na Google My Business, você cria uma conta empresarial onde insere informações sobre o seu estabelecimento, tais como:

  • Localização;
  • Horário de funcionamento;
  • Informações de contato;
  • Fotografias do espaço e dos seus
    produtos;
  • Outras informações que considere
    relevantes.

Como resultado, o seu negócio se torna visível no Google Maps e nas Pesquisas Google. Dessa maneira, você torna seu negócio mais acessível aos utilizadores que pesquisarem o nome da sua empresa. Você aumentará o número de clientes e se tornará uma grande referência local.

Logicamente, apenas de aparecer nas pesquisas Google o seu negócio já terá crescido muito, certo? Mas ainda tem mais!

O GMB ainda permite que você utilize sistemas de:

  • Rotas
  • Reservas Online
  • Sistema de extensão local (captação de anúncios por localização)

4. Dinamize a sua relação com clientes atuais e potenciais clientes

Com o Google My Business, os seus visitantes podem também deixar uma avaliação sobre a sua empresa. Você poderá responder às avaliações e críticas, levando satisfação ao cliente que dedica parte do tempo para comentar sobre o seu negócio. 

Agradece e demonstra satisfação às boas avaliações e comentários, ao passo em que aprende e evolui através das críticas que virão. Você estará nutrindo boas relações com seus clientes e as chances de obter novas avaliações positivas será maior. Desde que possua boas avaliações, seu negócio está se otimizando referente a sua presença digital. Quanto mais avaliações positivas receber, maior credibilidade e mais clientes irá atrair!

Hoje em dia, quando queremos ir jantar a um local novo, é comum pesquisarmos sobre as avaliações das pessoas que já lá estiveram. Dessa forma, percebe rapidamente se é um bom restaurante ou se não vale a pena gastar o seu dinheiro lá! De maneira idêntica, isso acontece com outros serviços que procuramos, como reparação de automóveis, central de táxis, veterinários ou clínicas de estética. O Google irá posicionar a sua empresa no topo se o número de cliques for superior à concorrência.

Além disso, tem um espaço para Perguntas e Respostas, pelo que terá a oportunidade de interagir diretamente com o cliente. Com as informações de contato, o cliente pode ligar diretamente para você quando necessita de esclarecer alguma dúvida. É provável que muitos dos clientes apenas queiram perguntar se estão abertos hoje, e talvez não se sintam compelidos a ir se ninguém atender o telefone.

Caso ainda não tenha o seu próprio site, com esta ferramenta, também terá acesso a um subdomínio da Google My Business, uma página onde pode postar artigos, notícias, anúncio de eventos, promoções e outras informações relevantes ao seu negócio, criando assim um espaço comunitário e acessível aos visitantes.

Por fim, ao registar a sua empresa no Google My Business, os seus clientes chegarão até si através do Google Maps. Ao digitar “vegetariano em Lisboa”, o utilizador verá o seu pin da geolocalização no mapa. Assim, você pode interagir para ver as direções, informações de contato, avaliações, fotos, etc.

5. Aposte na identidade visual e personalização da sua marca

A primeira impressão é a mais importante, pois é o seu cartão de visitas. Dessa forma, a impressão geral do seu site tem de ser atrativa, simples e de fácil leitura. Portanto, certifique-se de escolher um template claro e moderno, adequado ao tema do seu site.

Além de coerente a sua identidade visual, é crucial que seu template seja responsivo. Isto é, compatível a celulares e tablets. Afinal de contas, hoje em dia a grande maioria dos usuários navegam através de celulares, e não mais desktops. A notícia boa é que a grande maioria dos templates já são produzidas pensando nos aparelhos móveis; você apenas precisa encontrar uma boa oferta de temas, que sejam desenvolvidos por designers profissionais.

Desenvolver templates responsivos e profissionais não é tão complicado quanto parece, mas exige experiência por parte do desenvolvedor. Mesmo que não tenha conhecimento sobre programação, ou não pretenda gastar muito dinheiro, temos uma solução para si. Em sites como Weebly ou Webflow, você encontra um serviço completo onde pode adquirir domínio próprio, escolher o template, e, se for o caso, realizar as suas vendas diretamente no site.

Com o intuito de otimizar a presença digital do seu negócio, é essencial transmitir uma boa imagem aos seus clientes e potenciais clientes. Não deixe de investir em sua identidade visual!

6. Invista nas redes sociais para otimizar a sua presença digital

Por fim, no seu plano de marketing não pode faltar o uso das redes sociais como o Facebook, o Twitter, Instagram, Tik Tok, entre outros. Para gerar tráfego orgânico e para o seu site, utilize as seguintes dicas:

  • Crie imagens e vídeos curtos apelativos;
  • Utilize tags e hashtags relevantes;
  • Crie promoções limitadas, ofertas de vouchers ou códigos de desconto;
  • Incentive os utilizadores a subscrever, partilhar, comentar ou simplesmente deixar um Like na sua publicação;
  • Participe na comunidade e interaja com os seus seguidores;
  • Manifeste o seu apoio em causas atuais e relevantes. Por exemplo, este ano grandes marcas aliaram-se ao movimento LGBTQ, Black Lives Matter e ao Stayathome através das suas publicações.

Inscreva a sua empresa nas redes e diretórios relevantes como TripAdvisor, Zomato, Foursquare, Yelp, etc. para tornar o seu negócio ainda mais acessível. Além de poder deixar a localização e as informações de contato, as avaliações positivas dos utilizadores funcionam tão bem ou melhor que qualquer outra estratégia de marketing. Se acaso surgirem avaliações negativas, talvez possa ser para você uma oportunidade de obter feedback e crítica construtivas, ou até mesmo uma oportunidade de autopromoção.