A importância da otimização de sites e por que você deveria investir em SEO para elevar seu negócio
otimização de sites

A importância da otimização de sites e por que investir em SEO

A otimização de sites se tornou a peça mais crucial para um negócio se destacar na internet, sendo impossível, hoje em dia, fazer sucesso na internet sem SEO (Search Engine Optimization).

Mas afinal de contas, o que significar “otimização de sites”? Como fazê-la? E SEO, tem o mesmo significado?

Se você ainda não conhece todos os detalhes sobre esta arma para gerar tráfego orgânico, acompanhe este artigo até o fim e descubra tudo sobre otimização e como fazer seu negócio crescer na internet.

O que são “otimização de sites” e “SEO”?

Na prática, ambos os termos são usados da mesma maneira na maioria das vezes. No entanto, possuem algumas diferenças conceituais sim.

Um site otimizado é aquele que possui, entre tantas características:

  • Conteúdo legível e significativo;
  • Um nicho delimitado e vários links internos apontado para o conteúdo criado;
  • Anúncios sérios, relacionados ao conteúdo do site;
  • Layout profissional e responsivo para celulares;
  • Identidade Visual definida e demarcada
  • Otimização para ferramentas de busca como o Google e o Bing

A otimização de sites, de fato, está relacionada a todos elementos que um site precisa ter para estar no auge do seu funcionamento. Contudo, com a dimensão que o Google tomou em nossas vidas, o termo “otimização” se tornou fortemente vinculado ao último item da nossa lista acima, a Otimização Para Ferramentas de Busca.

Search Engine Optimization (SEO) quer dizer exatamente isso, estar otimizado para as ferramentas (ou motores) de busca, como você quiser chamar.

O tema se tornou tão complexo que não podemos apenas abordá-lo com uma mera lista de itens para você fazer. Você sairá deste artigo entendendo as principais práticas de otimização de sites para motores de busca, pronto para subir a popularidade do seu site.

Como o SEO funciona e por que o foco deve ser para o Google?

A otimização de sites deve ser focada no Google por ele ser o motor de busca de maior sucesso. Só para ilustrar a predominância desta ferramenta, aqui vão alguns dados.

Sabe alguns programas que você instala e eles vêm com um presentinho de extensões e modificam seu navegador? Pois é, muitas pessoas ainda sofrem com isso e acabam instalando o Bing em seus computadores. Assim, acabam procurando por “Google” para voltar ao buscador “original”.

Compreendido por que o SEO deve ser feito para o Google?

Tendo dado este passo, você precisa entender o conceito de ranqueamento (ranking). Este é o sistema pelo qual o Google escolhe quais páginas irão aparecer primeiro em suas páginas de resultados de busca.

Google Ranking

Ranqueamento nada mais é do que um valor (que o Google não revela abertamente) atribuído a cada página em relação a uma palavra-chave. Então, digamos: você quer que uma determinada página do seu site apareça em primeiro lugar quando as pessoas buscas por “colchões ortopédicos”. Quanto mais relevante seu conteúdo e sua página for, mais chances de você ter uma boa colocação e aparecer em primeiro.

Você precisará que no link da sua página o termo “colchoes-ortopedicos” esteja presente. Além disso também existe o snippet e Título SEO, que são elementos que aparecem para quem está fazendo uma busca antes mesmo de entrar em seu site.

Já para o conteúdo, utilize títulos com sua palavra-chave e imagens relacionadas. Como no exemplo, imagens de colchões ortopédicos. Atribua links para grandes lojas ou empresas que fabricam estes produtos e também utilize links para outros artigos que você já criou que tenham alguma relação a sua palavra-chave.

Em geral, a métrica de ranqueamento leva em consideração:

  • Título SEO, snippet e link, todos contendo a palavra-chave.
  • Quantidade de links internos e externos
  • Relevância dos links
  • Disposição de anúncios (se não estão em cima do conteúdo)
  • Relevância dos anúncios (respeitam o nicho do site)

Google SEO

Agora que você entende o conceito de ranqueamento, você sabe qual o critério utilizado para dizer se seu site possui otimização ou não. Mais especificamente, a otimização para motores de busca.

Também, deve ter ficado mais evidente para você que a finalidade para se otimizar um site é atingir as primeiras páginas do Google, certo? Afinal, quem vai até a segunda página de resultados de pesquisa do Google quando precisa buscar algo? Talvez você vá uma vez lá que outra, mas toda vez você explora os resultados? Tenho certeza de que não.

Por conseguinte, para você desenvolver seu conhecimento sobre SEO é necessário entender o conceito de palavra-chave. Elas são o item mais essencial de todos quanto de trata de otimização de sites.

Palavras-chave

Quando você quer realizar uma busca, você não usa termos aleatórios. Você busca pelas palavras que mais fazem sentido para você para tentar descrever o que você quer achar.

Voltemos aos exemplos: Digamos que nosso objetivo entrar em uma universidade particular, mas queremos fazer o vestibular para conseguir um bom desconto na matrícula. Você irá escrever tudo isso no Google para realizar a busca? Não…

Eu buscaria assim: “vestibular + nome da facul + nome da minha cidade” caso eu estivesse com uma referência de faculdade em mente; ou eu buscaria “vestibular desconto matrícula” caso estivesse aberto para possibilidades.

Mesmo que você utilizasse palavras diferentes das minhas, alguma coisa de semelhante nossa busca deve ter. Assim como também vão ser semelhantes as buscas de nossos vizinhos, daqueles que moram no próximo bairro, cidade, estado, etc. Quanto mais vezes uma palavra se repete em uma busca, mais valor ela tem, e isso a torna uma palavra-chave.

As palavras-chave também possuem valor próprio. Algumas são ainda mais buscadas do que outras, e a este processo atribuímos o nome “volume de buscas”. Palavras-chave de grande volume de buscas são as mais valiosas de todas.

Para saber o volume de buscas de cada palavra-chave, utilize o Google Keyword Planner. Além do volume de buscas, esta ferramenta também informará o volume da concorrência. Ou seja, o número de páginas que estão tentando se ranquear em uma palavra-chave. Logicamente, palavras-chave de baixa competição são as melhores.

Portanto, se você encontrar uma palavra-chave de alto volume de buscas (acima de 10.000 buscas mensais), com uma competição baixa ou média (estes são os termos que o Google usa) e que esteja relacionada ao seu nicho, você terá obtido literalmente uma galinha dos ovos de ouro.

Quais os benefícios da otimização de sites e do SEO para meu negócio?

O primeiro deles é obviamente o tráfego para seu site. Se você possuir várias páginas do seu site na primeira página de resultados de busca Google, pense em quantas pessoas vão estar a um clique de distância de acessar seu site e conhecer seu negócio!?

A otimização de sites completa serve principalmente para levar tráfego orgânico para seu site e fidelizar um público que entra e se depara com um site impecável. É a melhor maneira de se fazer marketing hoje em dia!

Além disso, se seu site está nas primeiras posições do Google, automaticamente você já possui uma boa reputação. Antigamente ainda existiam sites duvidosos em massa bem ranqueados, mas atualmente se você está no topo ou próximo a ele, os internautas automaticamente te reconhecem como uma referência para seu nicho.

Pegar parte da credibilidade que o Google tem e atribuir para seu negócio aumenta o número de leads e vendas, fortalece a reputação da sua marca e ainda abre o olho de vários anunciantes que irão querer dispor seus anúncios no seu site. Obviamente, se estiver ocupando as primeiras posições você cobrará caro por isso.

Otimização de sites e SEO irão elevar os ganhos da sua empresa

Como se tudo o que já foi dito não fosse suficiente para começar a investir em otimização, a tendência do mercado digital ainda é aumentar de tamanho.

A pandemia acelerou drasticamente o crescimento do mercado digital e várias pessoas iniciaram e-commerces ou tiveram que transferir suas lojas para o mundo virtual. Quase todas as empresas passaram a oferecer delivery e a população está cada vez mais acostumada e acomodada a executar compras online.

Isso significa que o futuro é a internet e o critério para se ranquear bem irá aumentar e melhorar. Portanto, você deve continuar expandindo seu conhecimento sobre o marketing digital e otimização de sites para não ficar atrás da concorrência e elevar os ganhos da sua empresa drasticamente.

Para colocar a otimização de site em prática no seu site WordPress, recomendamos que instale o plug-in Yoast. Esta é a melhor ferramenta disponível para otimizar páginas em português. Você pode aprender todos os detalhes através do guia completo de SEO Yoast que a Vizuh preparou ajudar os leitores a extrair 100% da capacidade deste plug-in.

Invista sempre em SEO e seu negócio terá um futuro garantido.