Google Ads Para Negócios Locais: A Inteligência Artificial Leva Clientes Até Você
Google Ads Para Negócios Locais: A Inteligência Artificial Leva Clientes Até Você

Google Ads Para Negócios Locais: A Inteligência Artificial Leva Clientes Até Você

Google Ads para negócios locais é uma das maneiras mais rápidas de gerar tráfego para seu negócio, e suas campanhas dependem de uma tecnologia em específico: Geolocalização.

Na verdade, a tecnologia de geolocalização em aparelhos eletrônicos já é algo rotineiro. Por isso, você provavelmente já se valeu dela quando, por exemplo, chamou um Uber, ou enviou sua localização a alguém pelo WhatsApp ou Telegram.

Sobretudo, no marketing digital, essa tecnologia tem cada vez mais usos.

Técnicas de SEO Local ajudam sua sede a aparecer em buscas feitas em sua região. Além disso, listas de diretórios locais ajudam o consumidor a encontrar o que procura.

Mesmo em uma campanha de publicidade paga no Google Ads para negócios locais, você pode escolher a cidade, ou até o raio de distância a partir de determinado ponto, que você queira fazer com que seu anúncio seja veiculado.

Essas técnicas são válidas principalmente para quem possui um negócio que recebe consumidores em uma sede física, como um restaurante ou uma loja de roupas.

Se este é seu caso, você está prestes a descobrir como a geolocalização pode dar as mãos com a inteligência artificial; leve até seu estabelecimento aqueles consumidores que estão por perto da sua sede ou procurando por opções nas redondezas.

Sendo assim, neste artigo, você aprenderá o que são as campanhas locais, como elas funcionam e de que forma seus anúncios aparecerão para quem estiver por perto.

Então, depois que você entender como funciona essa modalidade, apresentaremos um guia de como montar suas campanhas locais em sete passos rápidos.

O que são campanhas locais do Google Ads

Primeiramente, campanhas locais são uma modalidade de anúncio voltada para as empresas que recebem clientes em sedes físicas.

As campanhas locais do Google Ads, em específico, funcionam assim: os usuários recebem seus anúncios quando estiverem perto de você, ou procurando por opções em sua região.

Também, a inteligência artificial do Google usará dados fornecidos pelo anunciante para mostrar o melhor anúncio, no momento mais propício possível, para quem estiver buscando opções na região.

A combinação é feita a partir de cinco diferentes tipos de dados fornecidos pelo anunciante:

1.      O endereço da sede da loja

2.      O orçamento diário da campanha de anúncios

3.      Até cinco títulos e descrições diferentes

4.      Fotos e outras imagens ilustrativas

5.      Peças publicitárias em vídeo

A região onde o anúncio será exibido é determinada a partir das informações da sua conta do Google Meu Negócio – a ferramenta gratuita que coloca seu negócio nas buscas por geolocalização, tanto no Google Maps quanto no próprio buscador. Por isso, é importante manter esses dados atualizados.

Além disso, em alguns países, cadeias de varejo podem usar extensões de local de afiliado para definir onde seus produtos são vendidos.

Definida a região, a inteligência artificial do Google usará esses dados para determinar de que maneira o anúncio será exibido; dessa maneira escolhendo uma combinação das opções de título e descrição. Ademais, a IA adicionará imagem e vídeo conforme a modalidade do anúncio.

Mas como esses anúncios aparecem?

Aí entra mais uma grande vantagem das campanhas locais do Google Ads: são quatro formatos diferentes, escolhidos automaticamente por um sistema de inteligência artificial a partir dos dados que você forneceu.

Formatos de anúncios das campanhas locais

Agora que você já entendeu que os anúncios locais são uma modalidade de campanhas publicitárias que alinha as tecnologias da geolocalização e da inteligência artificial para exibir anúncios aos clientes que estiverem em sua região, ainda resta entender:

Como esses anúncios aparecem para o público?

Veja abaixo os quatro formatos adotados nas campanhas locais do Google Ads:

Google Maps

Seu anúncio aparecerá para o cliente que pesquisar por um termo relacionado ao seu negócio próximo de você, ou explorar a região onde fica seu estabelecimento no Google Maps.

Abaixo das informações de endereço e contato, bem como da cotação (que já aparecem sempre que a empresa é cadastrada no Google Meu Negócio) é acrescentado o título, a descrição e uma das fotos encaminhadas pelo anunciante.

Busca comum

Quando o cliente fizer a pesquisa por um termo relacionado ao seu negócio, um trecho do mapa da sua região aparecerá no topo da página de resultados.  Assim, o estabelecimento será marcado com a cor verde – enquanto os demais estarão representados em vermelho.

Abaixo do mapa, o anúncio aparecerá no topo da lista de resultados.

YouTube

No YouTube, sua publicidade aparecerá no formato True View Ads.

Nele, o espectador precisará obrigatoriamente assistir aos cinco primeiros segundos da publicidade. Então, terá a opção de pular para o vídeo escolhido.

Rede de Display

O seu anúncio pode aparecer em qualquer site, blog ou vídeo que faça parte da Rede de Display do Google.

São os chamados “parceiros”, que exibem os anúncios em troca de monetização.

Além de exibir seu material de publicidade, o anúncio pode informar o horário de funcionamento e a localização da sua loja.

Como configurar uma campanha local do Google em 7 passos

Agora você já sabe o que são as campanhas locais do Google ADS e como elas podem ajudar a levar clientes até o seu estabelecimento.

Está convencido do poder dos anúncios do Google para negócios locais?

Se a resposta for sim, é hora de aprender a fazer a configuração em sete passos.

 

1.       Selecione a opção Campanha no menu à esquerda e clique na opção +, e em “Nova Campanha”.

2.       Selecione a opção “Visita a lojas locais e promoções”, clique no tipo de campanha Local.

3.       Vincule sua conta do Google Meu Negócio. Em alguns países, cadeias de varejo podem usar extensões de local de afiliado.

4.       Selecione o idioma, indique seu orçamento diário e informe a data de início e de fim da campanha.

5.       Informe o nome da campanha, escreva até cinco opções de títulos, descrições e CTAs (chamadas curtas para convidar os clientes a interagirem com seu negócio, como “Visite já”, ou “15% de desconto”).

6.       Faça o upload de até 20 imagens, entre fotos e logotipos, e de um vídeo publicitário.

7.       Confira no preview à direita como serão mostrados seus anúncios. Depois, clique em “salvar e continuar", e sua campanha está pronta.

 

Simples, não?

Mas lembre-se: como qualquer tipo de publicidade, as campanhas locais devem ser configuradas com cuidado para que sejam efetivas.

Por exemplo: o logo que você enviar precisa ser visível em tamanho pequeno, pois é assim que ele aparecerá em vários dos seus anúncios.

Os vídeos devem ter no máximo 20 segundos. Os primeiros cinco precisam chamar a atenção do público, afinal todos nós temos o impulso de pular a publicidade do YouTube sempre que é possível, certo?

Google Ads Para Negócios Locais: Torne-se uma referência local

Essas são apenas algumas medidas que ajudam a garantir que seu anúncio terá o que precisa para levar clientes até você.

Anunciar custa dinheiro, então o ideal é contar com profissionais especializados para garantir que esse investimento terá retorno.

Para isso, a Vizuh pode te ajudar. Somos especialistas em marketing digital, e podemos elaborar pesquisas para definir estratégias poderosas para melhorar seus resultados. Confira os nossos serviços.

Também, se você quer conhecer o tutorial elaborado pelo próprio Google, pode acessar o texto de explicação sobre as campanhas locais do Google Ads ou acessar o conteúdo em vídeo.